HOME FEEDBACK

Ministro diz que Lula avalia judicializar derrubada de IOF e vê decisão do Congresso como 'derrota do país'

Governo considera possibilidade de recorrer ao STF após derrubada do aumento do IOF pelo Congresso. Ministro da Secretaria-Geral critica a decisão, chamando-a de "erro" e "derrota do país".

Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, afirmou que o governo federal avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do Congresso que derrubou o decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Na quarta-feira (25), Câmara dos Deputados e Senado Federal aprovaram a derrubada do decreto, resultando em uma derrota para o governo.

Macêdo disse que não enxerga apenas uma derrota do governo, mas uma “derrota do país”. O ministro participou de uma agenda com Lula na favela do Moinho.

Ele classificou a derrubada como “um erro” e argumentou que o aumento do IOF afetaria “0,8% da população”. Afirmou que isso representa justiça tributária e criticou o sistema atual, onde apenas “quem é assalariado paga impostos”.

Macêdo espera que o IOF “seja revisto e rediscutido” e indicou que a Advocacia-Geral da União (AGU) está considerando a possibilidade de uma judicialização para manter o aumento da alíquota.

Ele também minimizou os conflitos do governo com os presidentes da Câmara e do Senado, destacando a importância de “dialogar”.

Leia mais em valoreconomico