Ministro iraniano nega que exista acordo de cessar-fogo com Israel: ‘Por ora, não há’
Ministro iraniano nega acordo de cessar-fogo com Israel e condiciona interrupção de ataques a ação semelhante por parte do país inimigo. Declarações contrastam com anúncio do presidente americano sobre trégua na guerra.
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que, no momento, não há acordo de cessar-fogo com Israel.
Ele indicou que Teerã interromperia seus ataques se Israel também fizesse o mesmo. Araghchi comentou: “Por ora, NÃO há ‘acordo’ para um cessar-fogo ou o fim das operações militares”.
Essas declarações ocorreram após Donald Trump, presidente dos EUA, anunciar uma trégua à 1h da madrugada, horário de Brasília. Araghchi acrescentou que “se o regime israelense interromper sua agressão ilegal às 4h de Teerã, não teremos a intenção de continuar com nossa resposta”.
No dia anterior, após um ataque iraniano à maior base militar dos EUA no Oriente Médio, Trump declarou um cessar-fogo completo na guerra iniciada em 13 de junho. Ele disse: “PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total”.
Trump explicou que o cessar-fogo seria iniciado pelo Irã e seguido por Israel, com um fim oficial da guerra sendo saudado pelo mundo após 24 horas. Ele parabenizou ambos os países pela “resistência, coragem e inteligência para encerrar a guerra”.
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula