Ministro irlandês é reeleito presidente do Eurogrupo
Paschal Donohoe é reeleito presidente do Eurogrupo após desistências de concorrentes. O ministro destacou a necessidade de fortalecer a Zona do Euro diante de desafios geopolíticos e econômicos.
Ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, foi reeleito nesta segunda-feira (7.jul.2025) para seu 3º mandato como presidente do Eurogrupo.
A reeleição ocorreu após a retirada de candidaturas de dois concorrentes: Carlos Cuerpo (Espanha) e Rimantas Sadzius (Lituânia). Cuerpo optou por se afastar para evitar fragmentação.
Donohoe expressou sua gratidão pela confiança recebida e destacou a honra de servir desde 2020. Ele enfatizou a necessidade de investir em segurança, aprofundar mercados de capitais e fortalecer a moeda comum da Zona do Euro.
O ministro apontou que a Zona do Euro tem mostrado resiliência diante de mudanças geopolíticas. Ele pretende fortalecer a área monetária comum e trabalhar em frentes como coordenação orçamental e união bancária.
A decisão foi tomada em Bruxelas, durante as reuniões regulares do Eurogrupo, que discutem questões econômicas e financeiras da Zona do Euro.