HOME FEEDBACK

Ministros do STF consideram barrar aplicação da Lei Magnitsky por bancos brasileiros

Ministros do STF avaliam impacto da Lei Magnitsky em operações financeiras no Brasil. Debate sobre as consequências da sanção ocorreu em reunião entre membros da Corte e banqueiros.

Ministros do STF discutem a aplicação da Lei Magnitsky por bancos no Brasil.

A lei foi aplicada contra Alexandre de Moraes pelo governo dos EUA em julho. Há a possibilidade de atingir outros integrantes da Corte e seus familiares.

A sanção pode obrigar bancos a congelar ativos, fechar contas e cancelar cartões de crédito. Entretanto, ministros do STF não veem indícios de que isso ocorrerá.

Atualmente, um pedido no STF busca barrar o bloqueio das contas de Moraes. O pedido foi feito pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). O partido Novo questionou a constitucionalidade dessa ação.

Recentemente, uma reunião envolvendo Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes com banqueiros discutiu a Lei Magnitsky. O encontro foi organizado por Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara, e contou com representantes do BTG, Itaú, Santander e da Febraban.

Os banqueiros não demonstraram intenção de impedir operações financeiras, mas expressaram preocupação com possíveis sanções. A reunião foi considerada tranquila e focou na legislação brasileira e impactos da lei.

Maia afirmou que o diálogo com integrantes da Corte foi positivo e não foram discutidas novas sanções envolvendo parentes de Moraes.

Leia mais em valoreconomico