HOME FEEDBACK

Ministros do STF veem risco de fuga de Bolsonaro com apoio de Trump, diz jornal

Ministros do STF temem que as declarações de Trump contribuam para um possível pedido de asilo por parte de Jair Bolsonaro. Enquanto isso, aliados reconhecem o estado de pânico do ex-presidente diante das investigações e da possibilidade de novas prisões.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão preocupados com as declarações de Donald Trump, que podem criar uma narrativa internacional para justificar um possível pedido de asilo político por Jair Bolsonaro.

O ex-presidente brasileiro está em pânico com os desdobramentos de sua ação penal por tentativa de golpe de Estado. Ele é réu no STF e está inelegível até 2030, podendo enfrentar novas ordens de prisão preventiva.

Na última quarta-feira (9), Trump voltou a defender Bolsonaro, pedindo que o deixem em paz e chamando o processo de "caça às bruxas". Em carta a Lula, afirmou que o julgamento é uma vergonha interna e não deveria acontecer.

Para os ministros, a retórica de Trump pode ser um argumento para um pedido de refúgio político. Além disso, o presidente dos EUA impôs uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, reforçando o clima de confronto.

Ministros lembram que Bolsonaro já demonstrou vontade de deixar o Brasil em momentos de pressão. Após perder a eleição em 2022, ele permaneceu nos EUA por três meses e, em 2024, ficou na embaixada da Hungria por dois dias.

Outro fator é a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro, que vive nos EUA e se autodeclara em exílio. Ele tem liderado articulações com republicanos para sugerir sanções a autoridades brasileiras.

Leia mais em infomoney