Ministros elegem Edson Fachin como próximo presidente do STF
Ministro Edson Fachin será o novo presidente do STF a partir de 29 de setembro, sucedendo Luís Roberto Barroso. Alexandre de Moraes assume a vice-presidência, destacando a importância do diálogo e da cordialidade na Corte.
STF elege Edson Fachin como presidente
O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Edson Fachin como o próximo presidente da Corte, a partir de 29 de setembro. Ele ficará no cargo por dois anos. O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido como vice-presidente para o biênio 2025-2027.
A eleição foi simbólica e respeita a ordem de antiguidade entre os ministros. Fachin assume no lugar do atual presidente, Luís Roberto Barroso, que retornará à Segunda Turma do STF.
Barroso parabenizou Fachin, destacando sua "qualidade moral e intelectual". Fachin, em sua vez, agradeceu e elogiou Barroso, enfatizando a honra de integrar o STF e ressaltando a importância do diálogo.
Moraes se manifestou, expressando sua alegria em ser vice de Fachin novamente. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também elogiou os novos líderes pela dedicação e compromisso.
Trajetória de Fachin no STF
- Fachin foi indicado por Dilma Rousseff em 2015.
- Assumiu a relatoria dos processos da Lava-Jato em 2017.
- Anulou condenações de Lula em 2021, permitindo sua participação nas eleições de 2022.
Fachin pode deixar a relatoria da Lava-Jato ao assumir a presidência, com os processos possivelmente passando para Barroso.