Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras
Miriam Leitão assume a 7ª cadeira da ABL e enfatiza a importância da diversidade na academia. A escritora é a 12ª mulher a integrar a instituição, que conta agora com apenas 5 representantes femininas entre seus membros.
Miriam Leitão tomou posse na 7ª cadeira da ABL (Academia Brasileira de Letras) nesta 6ª feira (8.ago.2025), juntando-se aos 39 integrantes da instituição. A escritora e jornalista foi eleita em abril com 20 votos de 34, sucedendo o cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro.
Em seu discurso, Miriam destacou o amor pela literatura e a importância da diversidade: “Merecer os que vieram antes de nós é sobretudo procurar cada vez mais fazer da academia um centro plural do pensamento brasileiro…”
Ela é a 12ª mulher eleita para a ABL e uma das 5 mulheres atuais da instituição, tendo publicado 16 livros de diversos gêneros, como não ficção e romance.
O colar da academia foi entregue por Ana Maria Machado e o diploma por Ruy Castro. A comissão de entrada incluiu Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz.
Miriam nasceu em Caratinga (MG) em 1953, é a 6ª de 12 filhos. Sua carreira começou no Espírito Santo e se expandiu para Brasília, São Paulo e, desde 1986, Rio de Janeiro.
Com mais de 50 anos de profissão, trabalhou em veículos como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, e atualmente é colunista do Grupo Globo.
Em sua juventude, foi presa em 1972 por se opor à ditadura militar. É casada com o escritor e cientista político Sérgio Abranches, mãe de dois filhos e avó de quatro netos.