Missão inédita financiada por bilionário da criptomoeda decola para desvendar do espaço os mistérios dos polos da Terra
SpaceX inicia missão histórica "Fram2", que irá sobrevoar os polos da Terra com uma tripulação de quatro pessoas. O voo, totalmente financiado por um bilionário das criptomoedas, representará um marco no turismo espacial privado.
SpaceX, empresa de lançamentos de Elon Musk, vai lançar a missão Fram2 nesta segunda-feira. Financiada por um bilionário do setor de criptomoedas, a viagem de quatro dias será a primeira a sobrevoar os polos da Terra com tripulação.
O lançamento ocorrerá da Flórida, levando a nave a uma órbita circular de 90° para o sul, permitindo a navegação entre satélites espiões e meteorológicos. Contudo, requer mais potência e apresenta maior radiação.
A tripulação é composta por:
- Chun Wang – Comandante, cofundador de empresas de mineração de bitcoin.
- Jannicke Mikkelsen – Comandante do Veículo, cineasta especializada em filmagens em ambientes extremos.
- Rabea Rogge – Piloto, pesquisadora em robótica.
- Eric Philips – Especialista da missão, médico e aventureiro polar.
Após oito meses de treinamento, a tripulação está pronta, incluindo simulações e uma viagem ao Alasca para enfrentar condições adversas.
A cápsula SpaceX Dragon utilizará uma cúpula de observação e voará entre 425 e 450 km de altitude. A missão ajudará a estudar fenômenos luminosos, como o STEVE, um fenômeno atmosférico distinto das auroras.
Serão realizados pelo menos 22 experimentos sobre saúde e desempenho humano no espaço, focando em missões longas. A expectativa é que esses estudos contribuam para o turismo espacial e a pesquisa científica.