HOME FEEDBACK

Míssil disparado por houthis atinge área de aeroporto em Israel

Míssil lançado pelos houthis provoca feridos e paralisa operações no aeroporto. Israel intensifica tentativas de interceptação diante de novos ataques.

Míssil houthis atinge Tel Aviv

No domingo (4.mai.2025), um míssil disparado pelos houthis, grupo extremista do Iêmen com apoio do Irã, atingiu a área do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv.

De acordo com as autoridades de Israel, o míssil caiu em uma estrada próxima a um estacionamento. Após o disparo, sirenes soaram em várias regiões de Israel e foram realizadas tentativas de interceptação.

A IDF (Forças de Defesa de Israel) afirmou que o incidente está sendo investigado. O serviço ambulatório local socorreu 8 pessoas, incluindo um homem com lesões leves a moderadas e uma mulher com ferimentos leves na cabeça.

As operações de aterrissagens e decolagens no aeroporto foram interrompidas e as rotas de acesso, bloqueadas. Um porta-voz informou que a situação foi normalizada, mas houve voos atrasados e cancelados.

Na sexta-feira (2.mai), militares de Israel interceptaram 2 mísseis lançados do Iêmen, que tinham como alvo a base aérea de Ramat David e a área de Tel Aviv. Os houthis, ou Ansar Allah, são um movimento militar e político xiita, parte do “eixo de resistência” liderado pelo Irã, que inclui o Hezbollah e o Hamas.

Especialistas indicam que, embora os ataques reflitam questões domésticas, os houthis mantém alinhamento ideológico com o Irã. Entre novembro de 2023 e janeiro de 2025, lançaram mais de 100 ataques a navios mercantes, com o objetivo de pressionar pelo fim da guerra entre Israel e Hamas em Gaza.

Leia mais em poder360