HOME FEEDBACK

Moedas Globais: dólar cai pelo quarto dia seguido frente à cesta de moedas fortes

Dólar recua em meio à escalada da guerra comercial entre EUA e China, gerando preocupações sobre a economia americana. A moeda norte-americana registra queda frente a outras divisas, enquanto analistas apontam para riscos de estagflação.

Dólar recua pelo quarto dia consecutivo nesta sexta-feira, 11, frente às principais moedas globais. A moeda apresentou queda acentuada em relação ao euro, devido a preocupações com a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar, caiu 0,76%, para 100,102 pontos. O dólar se desvalorizou para 143,61 ienes, enquanto o euro subiu para US$ 1,1339 e a libra esterlina avançou para US$ 1,3074.

A recente queda ocorreu após a Casa Branca anunciar que as tarifas impostas à China somam 145%, ao invés de 125%. Analistas do Deutsche Bank comentaram que, mesmo com a diferença sendo economica e praticamente insignificante, o mercado tem reagido com maior sensibilidade aos riscos de uma separação econômica entre as duas economias.

A China respondeu, afirmando que não seguirá igualando os aumentos de tarifas dos EUA, descrevendo-os como economicamente sem sentido.

Apesar do enfraquecimento do dólar, houve um aumento no diferencial de rendimentos dos títulos dos governos dos EUA e da Alemanha, devido a uma liquidação nos Treasuries. Normalmente, um maior rendimento atrai mais capital.

Freya Beamish, da TS Lombard, sugere que o dólar pode se recuperar se Trump recuar nas tarifas, embora isso seja uma oportunidade para vender dólares. Ela considera o iene como uma alternativa ao dólar, mas expressa preocupações sobre as fragilidades financeiras do Japão.

*Com informações da Dow Jones Newswires*

Leia mais em infomoney