Momento é de tensão, mas Lula quer dialogar, diz presidente da Apex
Apex Brasil alerta para os impactos das tarifas de Trump, especialmente no Sudeste. Viana defende a união de setores e estados para enfrentar as dificuldades que podem afetar a economia brasileira.
Momento de Tensão para Exportações Brasileiras
O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, afirmou nesta 5ª feira (10.jul.2025) que as exportações brasileiras enfrentam tensões. Ele destacou que Luiz Inácio Lula da Silva busca diálogo após a promessa de Donald Trump de taxar produtos brasileiros em 50% a partir de agosto.
Viana explicou que o Sudeste, especialmente São Paulo, será a região mais afetada por essas tarifas. “Mais de 70% do que exportamos para os EUA sai do Sudeste”, disse ele. O aumento da tarifa teria impactos significativos, como desemprego e dificuldades para empresas.
Sobre o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à medida de Trump, Viana pediu unidade entre todos os setores: “Se não houver união agora, não haverá nunca mais”.
Viana acredita que será possível chegar a um acordo com a administração Trump, mas afirmou que, caso contrário, o Brasil buscará novos mercados. “A gente pode ter que estabelecer uma nova geografia econômica”, concluiu.