Montadora chinesa inaugura fábrica em São Paulo nesta sexta-feira
GWM marca a entrada da primeira montadora chinesa no Brasil com a inauguração de fábrica em São Paulo. A produção do Haval H6 começará com foco na nacionalização e expansão futura.
A Great Wall Motor (GWM) inaugura nesta sexta-feira (15) sua fábrica em Iracemápolis (SP), a primeira montadora chinesa a produzir no Brasil.
A unidade começará a produção do Haval H6, com prototótipos prontas para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. A fábrica irá empregar 700 funcionários, sendo 10% ex-trabalhadores da Mercedes-Benz.
Inscrita no programa de incentivos Mover, a GWM inicia suas operações com peças da China, mas planeja acelerar a nacionalização e, possivelmente, expandir para dois turnos no próximo ano.
As montadoras chinesas dominam o mercado de veículos eletrificados no Brasil, com um crescimento de 46,83% nas vendas de híbridos e elétricos entre janeiro e julho, comparado a 4,1% do mercado total.
Dos 139,2 mil veículos eletrificados vendidos, 63,5% eram de marcas chinesas, com a BYD em liderança nos segmentos híbridos (28,10%) e puramente elétricos (76,78%).
Além da GWM, a BYD constrói um complexo industrial na Bahia, e outras montadoras chinesas, como a GAC, mostraram interesse em produzir veículos movidos a etanol.