Moraes autoriza julgamento do 2º grupo de denunciados por golpe
Ministro do STF libera o julgamento de denunciados por tentativa de golpe de Estado. Grupo inclui ex-alto escalão do governo Bolsonaro e é acusado de coordenar ações ilegais durante as eleições de 2022.
STF autoriza julgamento de grupo acusado de tentativa de golpe
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou, na 3ª feira (18.mar.2025), o julgamento do 2º grupo de denunciados pela suposta tentativa de golpe de Estado.
Entre os denunciados estão:
- Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF;
- Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
Após a autorização, cabe ao ministro Cristiano Zanin definir a data do julgamento.
A PGR afirma que este grupo foi responsável por “gerenciar” operações de um conjunto de 34 pessoas, que inclui Bolsonaro.
O ex-assessor Filipe Martins teria editado a “minuta golpista” e apresentado fundamentos a altas autoridades das Forças Armadas em 7 de dezembro de 2022.
Marcelo Costa Câmara e Mario Fernandes coordenaram ações de monitoramento contra autoridades públicas, conforme a denúncia.
Fernandes teria pressionado o ex-comandante do Exército a aderir ao golpe, enquanto a defesa de Câmara alega que monitoramento de Moraes foi legal.
Além disso, Silvinei Vasques, Marília Ferreira de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira teriam coordenado forças policiais para manter Bolsonaro no poder ilegalmente, organizando blitzes no 2º turno das eleições de 2022.