HOME FEEDBACK

Moraes diz para advogado de Filipe Martins ficar “quieto”

Ministro do STF critica advogado de réu em caso de tentativa de golpe de Estado. Alexandre de Moraes afirma que a condução da acusação não cabe ao defensor e reitera que a defesa deve respeitar as determinações anteriores da Corte.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, criticou o advogado Jeffrey Chiquini, que defende o ex-assessor Filipe Martins, durante audiência em 14.jul.2025.

Chiquini, réu por tentativa de golpe de Estado, estava no núcleo 2 da denúncia da PGR. Moraes afirmou que o advogado deveria ter “prestado concurso para o Ministério Público” se quisesse conduzir a acusação.

A declaração ocorreu durante o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, informante na ação, abrangendo as APs 2693, 2696 e 2694.

Chiquini solicitou a suspensão da audiência, alegando dificuldade em analisar 78 terabytes de informações em apenas 4 dias úteis. O ministro informou que o material foi solicitado pelas defesas e não pela acusação.

Após ser interrompido, Moraes advertiu o advogado e reiterou que ele não tinha autoridade para influenciar a PGR sobre as denúncias.

Os depoimentos de testemunhas, em videoconferência, começaram em 14.jul e vão até 23 de julho. As instruções envolvem a produção de provas para acusação e defesa.

Todos os acusados respondem pelos crimes de:

  • Tentativa de golpe de Estado
  • Outros crimes relacionados
Leia mais em poder360