HOME FEEDBACK

Moraes é alvo de críticas de vice-secretário de Estado nos EUA e rede social X

Governo dos EUA critica Alexandre de Moraes por supostas violações à liberdade de expressão e ao devido processo legal. A tensão entre a Suprema Corte brasileira e a administração norte-americana se intensifica após ações controversas do ministro.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, é criticado nos EUA.

O vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, direcionou críticas a Moraes.

A rede social X (antigo Twitter), de Elon Musk, também se pronunciou. A plataforma elogiou as ações do governo dos EUA contra o que considera ataques à liberdade de expressão em vários países.

Dentre as ações destacadas está a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes e a revogação de seu visto pelo presidente Donald Trump devido ao “excesso” da Suprema Corte brasileira.

A empresa X afirmou: “Moraes liderou uma campanha de censura e violação do devido processo legal, incluindo o banimento do X, em 2024, por ignorar ordens secretas.”

Além disso, o STF decidiu que o Artigo 19 do Marco Civil da Internet é inconstitucional, o que retira proteções à responsabilidade de intermediários e preocupa defensores da liberdade de expressão online.

Landau também comentou: "Uma separação formal de poderes não significa nada se um ramo intimidar os outros". Ele destacou que Moraes usurpou poder ditatorial ao ameaçar outros líderes com punições.

Leia mais em valoreconomico