Moraes é alvo de críticas de vice-secretário de Estado nos EUA e rede social X
Governo dos EUA critica Alexandre de Moraes por supostas violações à liberdade de expressão e ao devido processo legal. A tensão entre a Suprema Corte brasileira e a administração norte-americana se intensifica após ações controversas do ministro.
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, é criticado nos EUA.
O vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, direcionou críticas a Moraes.
A rede social X (antigo Twitter), de Elon Musk, também se pronunciou. A plataforma elogiou as ações do governo dos EUA contra o que considera ataques à liberdade de expressão em vários países.
Dentre as ações destacadas está a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes e a revogação de seu visto pelo presidente Donald Trump devido ao “excesso” da Suprema Corte brasileira.
A empresa X afirmou: “Moraes liderou uma campanha de censura e violação do devido processo legal, incluindo o banimento do X, em 2024, por ignorar ordens secretas.”
Além disso, o STF decidiu que o Artigo 19 do Marco Civil da Internet é inconstitucional, o que retira proteções à responsabilidade de intermediários e preocupa defensores da liberdade de expressão online.
Landau também comentou: "Uma separação formal de poderes não significa nada se um ramo intimidar os outros". Ele destacou que Moraes usurpou poder ditatorial ao ameaçar outros líderes com punições.