HOME FEEDBACK

Moraes exibe vídeo de apoiadores de Bolsonaro e fala em tentativa de golpe 'violentíssima'; veja

Ministro do STF reitera a gravidade dos atos de 8 de janeiro, classificando-os como uma tentativa de golpe de Estado. Moraes destaca a ausência de comportamentos inofensivos e exige uma reflexão sobre a violação da ordem democrática.

Ministro Alexandre de Moraes exibiu um vídeo dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadindo as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

"É bom lembrarmos que tivemos tentativa de golpe de Estado violentíssimo", afirmou Moraes durante a leitura do seu voto no julgamento da denúncia contra Bolsonaro e outros sete aliados.

Moraes descreveu os eventos como uma "verdadeira guerra campal" e refutou a ideia de que 8/01 foi um 'domingo no parque'. Ele destacou que não havia "nenhuma Bíblia e nenhum batom" entre os envolvidos.

O ministro relatou pedidos de intervenção militar e de golpe, caracterizando os atos como uma "violência selvagem" e "incivilidade total".

Segundo Moraes, “as imagens não deixam nenhuma dúvida da materialidade, da gravidade, dos delitos praticados".

A Primeira Turma do STF iniciou o segundo dia de julgamento às 9h50, com o voto de Moraes já durando mais de uma hora.

Interlocutores indicam que o voto de Moraes será pela abertura de ação penal, tornando réus Bolsonaro e os outros acusados.

A votação seguirá com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia, e o último será Cristiano Zanin, que preside o colegiado.

Leia mais em valoreconomico