Moraes inclui vídeo compartilhado por Eduardo em inquérito
Investigação sobre Eduardo Bolsonaro se intensifica após determinação do STF. Deputado é acusado de tentar interferir em ações judiciais e buscar sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.
PF investiga Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA
Na 4ª feira (9.jul.2025), a Polícia Federal incluiu uma publicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em um inquérito que o investiga por suas ações contra autoridades brasileiras e o STF. A decisão é resultado de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes.
O vídeo em questão foi postado por Eduardo e mostra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) durante um evento em São Paulo. No vídeo, Gayer critica o |Poder Judiciário| e afirma que o Brasil está "à beira de uma ditadura".
Eduardo Bolsonaro é investigado por:
- Coação no curso do processo
- Obstrução de infração penal envolvendo organização criminosa
- Abolição violenta do Estado democrático de Direito
A investigação foi aberta a pedido da PGR em maio, após declarações de Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, sobre possíveis sanções a Moraes. Eduardo Bolsonaro tenta convencer o governo dos EUA a impor sanções contra integrantes do STF.
Desde março, Eduardo está afastado da Câmara e reside nos EUA, onde critica abertamente Moraes e articula sanções junto ao Congresso americano.
Em paralelo, Donald Trump criticou ações judiciais contra Jair Bolsonaro e denunciou censuras ilegais, mencionando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em resposta ao tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente.