Moraes lê em julgamento de Bolsonaro mensagem de Braga Netto sobre família de militar: 'Até máfia tem código de conduta'
Ministro Alexandre de Moraes critica a falta de ética ao expor famílias em disputas políticas durante julgamento da trama golpista. Mensagens do ex-ministro Walter Braga Netto revelam orientações para atacar o comandante da Aeronáutica.
Ministro Alexandre de Moraes rebateu defesas de denunciados por participação em plano golpista, citando mensagens do ex-ministro Walter Braga Netto.
Nelas, Braga Netto orienta ataques à família do comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, afirmando que "até a máfia" tem um código que protege familiares.
Durante o segundo dia do julgamento, Moraes afirmou: "Até a máfia tem um código de conduta de que os familiares são civis. Parece que aqui, lamentavelmente, nem isso foi seguido."
Os ministros deliberam sobre a transformação em réus de Jair Bolsonaro, Braga Netto e mais seis pessoas.
As mensagens, obtidas pela Polícia Federal, revelam críticas de Braga Netto aos ex-comandantes das Forças Armadas por não apoiarem os planos golpistas. "Inferniza a vida dele e da família," diz uma das mensagens.
Os denunciados enfrentam acusações de crimes como:
- organização criminosa armada,
- golpe de Estado,
- tentativa de abolição do estado democrático de direito,
- dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União,
- deterioração de patrimônio tombado.
A fala de Moraes ganhou repercussão nas redes sociais, recebendo elogios de diversos perfis no X.