Moraes libera saída de Daniel Silveira da prisão para cirurgia
Ministro Alexandre de Moraes autoriza saída do ex-deputado Daniel Silveira da prisão para cirurgia no joelho. Decisão foi fundamentada em laudos médicos que indicam a necessidade do procedimento e impõe condições para o retorno de Silveira ao cumprimento da pena.
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o ex-deputado Daniel Silveira a deixar a prisão para realizar uma cirurgia no joelho. A autorização foi concedida na 6ª feira (25.jul.2025).
O procedimento está agendado para sábado (26.jul.2025). Silveira, que cumpre pena em uma colônia penal em Magé, Rio de Janeiro, passou por perícia médica e teve seu caso analisado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
Exames de ressonância magnética foram apresentados pela defesa, constatando o desgaste no ligamento do joelho direito. Os advogados alegaram que a lesão estava causando “desgastes irreversíveis”.
Moraes estipulou que a saída de Silveira deve ser limitada ao tempo “estritamente necessário” para o procedimento e exigiu informações sobre o tempo de hospitalização.
A defesa deverá apresentar comprovantes da cirurgia em até 2 dias após o procedimento. Silveira deve retornar imediatamente à colônia penal após alta médica.
O ex-deputado foi condenado em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças ao Estado democrático de Direito. Ele cumpre pena em regime semiaberto desde dezembro de 2024, quando foi concedida liberdade condicional, mas foi preso novamente 4 dias depois por descumprimento de medidas cautelares.