HOME FEEDBACK

Moraes manda investigar operações de câmbio suspeitas feitas antes do ‘tarifaço’ de Trump

Investigação busca esclarecer operações financeiras irregulares no mercado de câmbio antes de anúncio de tarifas por Trump. A AGU protocolou o pedido após reportagens sobre movimentações suspeitas.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir uma investigação sobre operações suspeitas de compra e venda de dólares relacionadas ao "tarifaço" de 50% de Donald Trump sobre produtos brasileiros.

A decisão ocorreu a partir de um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que identificou movimentações suspeitas no mercado cambial antes do anúncio das tarifas. O pedido seguiu uma reportagem do Jornal Nacional que destacou operações estranhas no dia do tarifaço.

A AGU solicitou que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fosse informada e tomasse “providências administrativas e civis” sobre as transações.

O documento cita um alerta do investidor Spencer Hakimian, da Tolou Capital Management, sobre possíveis ganhos de 25% a 50% a partir de informações antecipadas sobre as sanções dos EUA.

A apuração será apartada e sigilosa, no contexto de um inquérito já aberto por Moraes para investigar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA.

Leia mais em valoreconomico