HOME FEEDBACK

Moraes mantém prisão preventiva de kid preto suspeito de planejar sua morte e de Lula

Ministro do STF rejeita pedido de liberdade e mantém prisão de tenente-coronel envolvido em plano contra o presidente Lula. Decisão visa garantir a ordem pública e a continuidade das investigações sobre o grupo "kids pretos".

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu manter a prisão preventiva do tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira no dia 7 de outubro. O militar é suspeito de integrar o grupo "kids pretos" e de participar do "Plano Punhal Verde e Amarelo", que visava assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu vice e ministros da Corte.

A defesa de Rafael solicitou a revogação da prisão em junho, propondo medidas cautelares, mas o ministro afirmou que não houve novos fatos que justificassem a liberação, destacando a necessidade de preservar a ordem pública e a instrução processual.

Além disso, Moraes negou o pedido de Rodrigo Bezerra de Azevedo, outro integrante do grupo, para ser transferido para o Comando de Operações Especiais - COPESP, por considerar o pedido sem razoabilidade, dado que esse é o local de atuação dos "Kids Pretos".

Rafael e Rodrigo, junto a outros oito militares, são acusados de fazer parte do núcleo de ações coercitivas ligado à tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o grupo por crimes como organização criminosa armada, golpe de estado, tentativa de abolição violenta do estado democrático, entre outros.

Leia mais em infomoney