Moraes ordena que Meta e X forneçam dados de contas de Allan dos Santos à PF
Moraes impõe prazos e multas para que Meta e X colaborem na investigação sobre Allan dos Santos. O blogueiro bolsonarista é procurado pela Justiça e enfrenta diversas acusações, incluindo disseminação de fake news.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Meta e a rede social X forneçam informações sobre o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça desde 2021.
A decisão, datada de quarta-feira (19), responde a um pedido da Polícia Federal e estabelece um prazo de 10 dias para o envio dos dados. O não cumprimento resultará em uma multa diária de R$ 100 mil.
No caso da Meta, Moraes exige:
- Dados cadastrais e endereço IP para dois perfis do Instagram;
- Conteúdo das postagens feitas entre 1º de junho de 2024 e 1º de fevereiro deste ano.
A investigação contra Allan dos Santos se intensificou em julho do ano passado, com a abertura de um inquérito sobre sua conduta, incluindo a suposta falsificação de mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva.
Allan dos Santos já teve contas bloqueadas em várias plataformas devido a decisões judiciais e enfrenta acusações de dissseminação de fake news e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
(Com informações de O Globo)