HOME FEEDBACK

Moraes pede extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, diz jornal

Ministro Alexandre de Moraes solicita extradição de ex-assessor acusado de crimes eleitorais. Eduardo Tagliaferro, que vive na Itália, planeja denunciar Moraes ao Parlamento europeu.

Ministro Alexandre de Moraes solicita a extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por ações contra a legitimidade do processo eleitoral.

O pedido foi enviado ao Ministério da Justiça em 20 de agosto de 2025 e formalizado junto ao governo italiano. Tagliaferro reside na Itália, onde prepara uma denúncia contra Moraes no Parlamento Europeu.

Tagliaferro, que foi assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfrenta acusações de:

  • violação de sigilo funcional
  • coação no curso do processo
  • obstrução de investigação
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Segundo a PGR, ele vazou informações confidenciais para obstruir investigações e favorecer interesses pessoais.

No dia 30, Tagliaferro afirmou em redes sociais que tem informações comprometedores sobre Moraes, que “destruiu sua vida e de várias pessoas”.

A Polícia Federal já indiciou Tagliaferro em abril por violação de sigilo funcional, investigando a divulgação de diálogos do ministro.

Ele alega ser vítima de perseguição política e conta com apoio de bolsonaristas. Paulo Gonet afirma que Tagliaferro está agindo com outros investigados para “ofensivas contra o trabalho das autoridades brasileiras”.

Leia mais em infomoney