Moraes vota para condenar homem que sentou em sua cadeira no 8 de Janeiro
Ministro do STF afirma que conduta do réu demonstra engajamento na ruptura da ordem constitucional. Fábio Alexandre de Oliveira, acusado de crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro, pode pegar 17 anos de prisão.
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, votou para condenar Fábio Alexandre de Oliveira a 17 anos de prisão pela depredação dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Fábio Alexandre, um mecânico de 46 anos, gravou um vídeo sentado em uma cadeira do acervo do STF, durante os ataques extremistas, afirmando: “Cadeira do Xandão aqui, ó! Aqui ó, vagabundo! Aqui é o povo que manda nessa porra, caralho!”.
O julgamento está ocorrendo no plenário virtual da 1ª Turma da Corte, onde apenas Moraes votou até agora. Os outros ministros têm prazo até 4 de julho para se manifestar.
Moraes argumentou que as ações de Fábio Alexandre demonstram engajamento na ruptura da ordem constitucional. Ele destacou que a conduta foi “engajada, voluntária e com forte adesão ao propósito criminoso”.
Oliveira enfrenta acusações graves, incluindo o uso de luvas e máscara, o que indicaria a intenção de confrontar forças de segurança. A PGR apontou que isso evidencia o caráter violento e premeditado de seu envolvimento.
Em seu depoimento, Fábio negou ter entrado nos prédios, dizendo que estava apenas do lado de fora e foi enganado ao gravar o vídeo. A defesa pediu sua absolvição, alegando falta de acesso a provas e interpretando suas declarações como parte de seu direito à manifestação.