HOME FEEDBACK

Moretti é favorito do Planalto para ser novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Bruno Moretti surge como favorito para liderar o Conselho de Administração da Petrobras após a saída de Pietro Mendes. Sua indicação ganha apoio no governo, destacando sua experiência e trajetória no serviço público.

Governo federal indica Bruno Moretti como favorito para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. O cargo está vago após a renúncia de Pietro Mendes, ex-secretário nacional de petróleo, gás e biocombustíveis.

Fontes próximas ao Palácio do Planalto e à Petrobras confirmaram à EXAME que há defesa pela indicação de Moretti ao cargo. Ele é apoiado por Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Moretti já é conselheiro da Petrobras desde 2023 e seu nome é especulado para a presidência desde o ano passado. Se indicado, o advogado Renato Gallupo assumiria interinamente a presidência até a decisão final, uma vez que ele já preside o Comitê de Pessoas da Petrobras.

Pietro Mendes renunciou ao conselho no dia 20 de setembro, após ser aprovado pelo Senado para uma nova diretoria na Agência Nacional do Petróleo. Mendes expressou agradecimentos em comunicado à Petrobras.

Desde abril de 2023, ele acumulava as funções de presidente do conselho da Petrobras e do MME. Recentemente, foi reeleito para um novo mandato no conselho.

Perfil de Bruno Moretti:

  • Economista formado pela UFF.
  • Mestrado em Economia da Indústria pela UFRJ.
  • Doutorado em Sociologia pela UnB.
  • Iniciou carreira em 2004 no Ministério do Planejamento.
  • Experiência em conselhos de administração em diversas entidades.
  • Atualmente, é secretário especial da Casa Civil e conselheiro da Petrobras.
Leia mais em exame