Morgan Stanley avalia 'oportunidade atraente' para adicionar risco Brasil
Morgan Stanley vê potencial de investimento em ações brasileiras devido à baixa volatilidade atual. Especialistas alertam que a proximidade do novo ciclo eleitoral pode elevar essa volatilidade novamente.
Morgan Stanley vê oportunidade atraente no Brasil
A equipe de estratégia para América Latina do Morgan Stanley acredita que há uma oportunidade atraente para adicionar risco Brasil neste momento.
Em relatório assinado por Nikolaj Lippmann, Juan Ayala e Julia Nogueira, os especialistas destacam a baixa volatilidade atual e implícita das ações brasileiras como um fator positivo.
A inclusão das ações do Nubank (NU) no MSCI Brazil, em agosto, teria contribuído para essa volatilidade baixa.
Contudo, a equipe alerta que a aproximação do novo ciclo eleitoral pode elevar a volatilidade do MSCI Brazil. Simulações indicam que a volatilidade anualizada do índice pode subir para cerca de 34%, em comparação aos 20%% atuais.
Os profissionais ressaltam que o Brasil está numa “encruzilhada” e é cedo para prever uma alternância de poder, mas é necessário manter opções em aberto.
Uma mudança de poder no Brasil poderia diminuir o risco de cauda e reduzir o prêmio de risco das ações brasileiras. Os investidores tendem a antecipar mudanças políticas com cerca de 15 a 18 meses de antecedência, como observado em Argentina, Chile e Colômbia.