HOME FEEDBACK

Morre a escritora Heloisa Teixeira, aos 85 anos

Heloisa Teixeira, uma voz influente do feminismo e integrante recente da ABL, faleceu no Rio de Janeiro. A escritora, que deixa um significativo legado cultural, será velada na sede da academia no sábado.

Heloisa Teixeira, escritora e membro da Academia Brasileira de Letras, faleceu nesta sexta-feira (28.mar.2025), no Rio de Janeiro, aos 85 anos. O velório ocorrerá no sábado (29.mar) na sede da ABL.

A escritora estava internada na Casa de Saúde São Vicente devido a complicações de pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Ela deixa três filhos: os cineastas Lula, André e Pedro.

A ABL lamentou sua morte, destacando que Heloisa deixou um legado incontestável de pensamento crítico, generosidade e compromisso com uma cultura mais justa e inclusiva. Eleita em 2023, Heloisa levou à ABL sua sagacidade intelectual e um forte espírito de acolhimento.

Nascida em Ribeirão Preto, ela se mudou para o Rio de Janeiro aos quatro anos. Formou-se em letras clássicas pela PUC-Rio e obteve mestrado e doutorado em literatura brasileira na UFRJ.

Foi diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e coordenou iniciativas focadas na questão feminina na universidade.

Heloisa tomou posse na ABL em 28 de julho de 2023, após mudar para o sobrenome materno, Teixeira. Destaque em seu discurso foi a desigualdade de gênero na academia, onde apenas 10 mulheres foram eleitas contra 339 homens desde sua fundação em 1897.

Com informações da Agência Brasil.

Leia mais em poder360