Morre aos 90 anos Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo
Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O político, que teve uma extensa carreira pública, será velado na Alesp e enterrado no Cemitério do Araçá.
Ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, morre aos 90 anos
Cláudio Lembo faleceu na madrugada desta quarta-feira (19), em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada pela família.
O velório ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), das 10h30 às 15h, seguido pelo enterro no Cemitério do Araçá, às 16h.
O atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou a perda e decretou luto de três dias.
Natural de São Paulo, Lembo formou-se em Direito pela USP e obteve doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi professor e reitor.
Iniciou sua vida política em 1975, como secretário do então prefeito Olavo Setúbal. Em 1978, tentou uma vaga no Senado pelo partido Arena, mas perdeu para Franco Montoro (MDB).
Rompeu com o regime militar em 1980 e se juntou ao MDB, fundando em 1985 o Partido da Frente Liberal (PFL), do qual foi membro até 2011.
Foi secretário municipal durante o segundo mandato de Jânio Quadros (1985-88) e foi vice-presidente na chapa de Aureliano Chaves (PFL) em 1989.
Em 2002, Lembo se elegeu vice-governador na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) e assumiu o governo em março de 2006. Liderou o Estado durante a onda de violência do PCC e transmitiu o cargo a José Serra (PSDB) em janeiro de 2007.