Morre fundador do grupo chileno Cencosud, dono do Giga, aos 89 anos
Horst Paulmann, aos 89 anos, deixou um legado marcante no varejo latino-americano. Fundador do Cencosud, ele transformou o setor com inovação e expansão internacional.
Morreu Horst Paulmann Kemna, empresário alemão naturalizado chileno e fundador do grupo Cencosud, nesta terça-feira (11).
A varejista não informou as causas do falecimento.
Paulmann, aos 89 anos, criou um dos maiores impérios do varejo da América Latina, com operações na argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, além de unidades nos Estados Unidos. A empresa é conhecida pela marca Fresh Market.
Em 2024, Cencosud alcançou US$ 17,5 bilhões em vendas brutas, com 1,1 mil lojas e uma expansão de 16% em pesos chilenos.
A família informou que “Horst partiu hoje, na Alemanha, de forma tranquila, enquanto dormia”.
Paulmann nasceu em 22 de março de 1935, em Kassel, Alemanha. Emigrou com a família para a Argentina e depois para o Chile, em 1950.
Começou sua carreira aos 13 anos como telefonista e depois trabalhou com seu pai fazendo berços e brinquedos. Advertência: em 1955, após a morte do pai, ele e o irmão assumiram um restaurante em Temuco.
Em 1962, fundou o primeiro supermercado da cidade, “Las Brisas”. Em 1976, inaugurou o hipermercado Jumbo no Chile.
No Brasil, entrou no mercado em 2007 e adquiriu várias cadeias de supermercados. Contudo, enfrentou dificuldades para expandir, resultando em um recuo de 7% nas vendas no quarto trimestre do ano passado.
Em fevereiro, Cencosud vendeu a rede Bretas para o grupo Supermercados BH.
Horst Paulmann foi presidente da Cencosud até 2021, quando passou a administração para seus filhos.