Morre Miguel Uribe, político colombiano baleado em Bogotá
Senador colombiano Miguel Uribe morre após ser baleado durante ato de campanha. A tentativa de assassinato resultou na prisão de vários suspeitos, mas o mandante do crime ainda permanece desconhecido.
Senador colombiano Miguel Uribe morre aos 39 anos
O senador Miguel Uribe (Centro Democrático) faleceu nesta 2ª feira (11.ago.2025), após ser baleado em um evento político no dia 7 de junho. Ele era pré-candidato à presidência da Colômbia.
Uribe foi atingido por 3 tiros enquanto participava de um ato no bairro de Fontibón, Bogotá. Recebeu atendimento no hospital Fundação Santa Fé, onde sua condição piorou devido a uma hemorragia no sistema nervoso central.
Seis suspeitos foram presos, incluindo um adolescente de 14 anos e Elder José Arteaga Hernández, indicado como planejador do atentado. O último detido, em 18 de julho, Cristian Camilo González Ardila, é acusado de tentativa de homicídio qualificado.
Miguel Uribe nasceu em 1986, neto do ex-presidente Julio Turbay. Era casado com Maria Claudia Tarazona, que lamentou sua morte em uma mensagem emocional.
Uribe era advogado e mestre em Políticas Públicas e Administração Pública. Começou sua carreira política aos 25 anos como vereador de Bogotá. Serviu como Secretário de Governo e foi eleito para o Senado em 2022, posicionando-se como um importante opositor ao governo de Gustavo Petro.
Antes do atentado, ele criticou a reforma trabalhista proposta pelo presidente.