Morre Miguel Uribe, político colombiano baleado em Bogotá
Senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência, falece após complicações de atentado sofrido em junho. A morte do político colombiano provoca comoção e gera debate sobre segurança e violência política no país.
Senador colombiano Miguel Uribe morre aos 39 anos
O senador colombiano Miguel Uribe (Centro Democrático) faleceu nesta 2ª feira (11.ago.2025), após ser baleado em um evento eleitoral em junho.
O atentado ocorreu no dia 7 de junho durante um ato político em Fontibón, Bogotá, quando ele foi atingido por 3 tiros (2 na cabeça e 1 no joelho). Uribe estava em estado grave e foi hospitalizado.
Após um período de estabilização, o senador regrediu à condição crítica em 9.ago devido a hemorragia no sistema nervoso. Ele passou por cirurgia e foi sedado novamente.
Seis suspeitos foram presos, incluindo um adolescente de 14 anos e Elder José Arteaga Hernández, o principal suspeito. O último detido foi Cristian Camilo González Ardila, acusado de homicídio qualificado.
Trajetória política:
- Nascido em 1986, neto do ex-presidente Julio Turbay.
- Formou-se em direito pela Universidade de los Andes.
- Entrou na política como vereador em Bogotá aos 25 anos.
- Foi o Secretário de Governo mais jovem de Bogotá.
- Em 2021, foi eleito senador e ficou conhecido como um dos principais nomes da direita.
Uribe era um crítico do presidente Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, e lançou sua pré-candidatura à presidência em 2024.
Uma perda pessoal: Sua esposa, Maria Claudia Tarazona, lamentou a morte dele em uma mensagem emotiva.