Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência que sofreu atentado na Colômbia
Senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, faleceu após complicações de ferimentos causados por um atentado. O ataque ocorreu durante um evento de campanha em Bogotá, onde ele foi atingido por tiros na cabeça.
Faleceu nesta segunda-feira (11) o senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos.
Ele estava internado em estado crítico em Bogotá após ser baleado na cabeça durante um evento de campanha em junho. Uribe, neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista assassinada pelo Cartel de Medellín, era um dos favoritos para as próximas eleições presidenciais, marcadas para maio de 2026.
O atentado ocorreu em 7 de junho, quando foi atingido por três tiros enquanto discursava em um evento de rua. O principal suspeito é um adolescente de 15 anos, que foi apreendido no local. O governo colombiano ofereceu uma recompensa de mais de US$ 70 mil para identificar os envolvidos.
Uribe estava na UTI da Fundação Santa Fé de Bogotá e não resistiu aos ferimentos após passar por procedimentos cirúrgicos.
Formado em Direito e com mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de los Andes e em Administração Pública pela Escola de Governo de Harvard, Uribe deixa esposa e um filho.
Sua trajetória política começou aos 26 anos. Foi vereador, presidente do Conselho Municipal e Secretário de Governo. Em 2022, foi eleito senador como líder da chapa do Centro Democrático.
Menção honrosa em 2018 como um dos 10 jovens políticos mais influentes do mundo, Uribe se preparava para uma disputada corrida eleitoral rumo à presidência.
Com informações do Estadão Conteúdo