HOME FEEDBACK

Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato que sofreu atentado na Colômbia

Miguel Uribe Turbay, influente senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, falece após complicações de um atentado durante campanha. O ataque, que ocorreu em junho, chocou o país e levantou questões sobre a segurança política na região.

Morreu nesta segunda-feira (11) o senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, aos 39 anos. Ele estava em estado crítico após ser baleado na cabeça em junho.

O atentado ocorreu em 7 de junho, durante um evento de campanha em Bogotá, onde Uribe foi atingido por três tiros. O suspeito é um adolescente de 15 anos, que disparou de uma motocicleta. Até o momento, a polícia não confirmou ligações com grupos políticos ou criminosos.

Uribe estava internado na UTI da Fundação Santa Fé e não resistiu aos ferimentos. Ele era advogado, membro do partido Centro Democrático, e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala.

Trajetória política: Começou sua carreira política aos 26 anos e foi eleito vereador de Bogotá em 2012. Em 2018, foi reconhecido como um dos 10 jovens políticos mais influentes do mundo. Em 2022, foi o senador mais votado do país, com 226.922 votos.

Uribe deixa esposa e um filho. Sua mãe, Diana Turbay, foi sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín em 1991, o que moldou sua determinação em combater a violência e o narcoterrorismo.

A próxima eleição presidencial está marcada para maio de 2026.

Leia mais em jovem-pan