HOME FEEDBACK

Morte do Papa Francisco: o que se sabe do funeral à escolha do novo líder da Igreja Católica

A morte do Papa Francisco inicia um período de transição na Igreja Católica, conhecido como Sé Vacante, onde rituais funerários e a preparação para o conclave para eleição de um novo pontífice serão realizados. Enquanto isso, a causa oficial do falecimento ainda aguarda confirmação do Vaticano.

Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco faleceu na madrugada de segunda-feira, 21, às 2h35 (horário de Brasília). A causa exata da morte ainda não foi divulgada, mas especula-se que tenha sido um acidente vascular cerebral.

O falecimento do pontífice inicia o período de Sé Vacante, marcado por preparativos para as cerimônias funerárias e convocação do conclave para escolher o novo líder da Igreja Católica.

Após sua morte, o apartamento do Papa será lacrado e o Anel do Pescador será destruído.

Última aparição e gestos finais

Francisco esteve em público pela última vez durante a celebração de Páscoa, onde desejou “Boa Páscoa” aos fiéis. Sua última visita foi ao vice-presidente dos EUA, JD Vance, discutindo temas como liberdade religiosa e crise migratória.

Funeral e tradições

As cerimônias fúnebres irão iniciar na segunda-feira, com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, ao invés da tradicional Basílica de São Pedro. Isso ocorreu pela última vez em 1903.

O conclave

A escolha do novo Papa será feita pelo Colégio de Cardeais, que conta com 138 cardeais com menos de 80 anos. Dentre eles, sete são brasileiros. O conclave mantém um caráter sigiloso, e o novo Papa deverá ser eleito em um processo que pode durar de 15 a 20 dias.

Possíveis sucessores

Há 14 nomes cotados para suceder Francisco, incluindo dois brasileiros: Dom Sérgio da Rocha e Dom Leonardo Ulrich Steiner.

A morte do Papa deixou a Igreja Católicas sem liderança, começando a Sé Vacante, com normas definidas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

O Camerlengo, atualmente o Cardeal Kevin Joseph Farrell, organiza os funerais e a convocação do conclave.

Leia mais em exame