HOME FEEDBACK

Motta avisa líderes que prioridade da semana é validar emendas para cumprir acordo com STF

Hugo Motta enfrenta pressão para decidir sobre anistia a golpistas enquanto prioriza emendas para liberação de recursos. Deputados do PL ameaçam obstruir votações até que uma resposta sobre a proposta de anistia seja dada.

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enfrenta pressão sobre o projeto de anistia a participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Motta informou aos líderes partidários que a prioridade da semana é a validação das emendas para cumprir o acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou recursos para bases eleitorais.

De acordo com o Valor, a estratégia de Motta visa ganhar tempo diante da pressão do PL para pautar a urgência do projeto da anistia. Governistas preferem enterrar a proposta.

Deputados favoráveis ao PL, incluindo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), se reuniram com Motta, que ainda não decidiu sobre a pauta. A incógnita levou o PL a obstruir trabalhos das comissões e sessões.

Cavalcante mencionou que o PL só não obstruirá votações relacionadas às emendas parlamentares. Para desobstruir, a matéria deverá ser enviada para a CCJ ou votação no plenário;

O projeto não visa proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações por tentativa de golpe. Cavalcante afirma que a bancada bolsonarista e advogados do ex-presidente se pronunciarão ainda hoje.

Leia mais em valoreconomico