Motta diz que Câmara pode agir “com firmeza” contra tarifas
Câmara dos Deputados monitora tarifas comerciais dos EUA que afetam a indústria brasileira e promete ação em defesa dos empregos. A declaração de Hugo Motta segue a discussão sobre os impactos da medida proposta pelo presidente Donald Trump.
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou, em uma publicação no X (ex-Twitter) nesta 6ª feira (11.jul.2025), que o Congresso está monitorando a nova tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump (republicano).
Motta disse que pode agir “com firmeza” para proteger a indústria nacional, após conversas com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Ambos relataram impactos negativos nas indústrias brasileiras. As ações da Embraer caíram drasticamente na B3 devido ao aumento de tarifas.
O deputado também manifestou preocupação com a proteção dos empregos que podem ser afetados por essa medida.
A imposição da tarifa por Trump é respaldada pela alegação de que o governo brasileiro estaria “perseguindo” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu no STF por tentativa de golpe após a eleição de 2022.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, destacando que a justiça brasileira é independente e não aceita ingerências externas nas suas decisões.
Trump chamou o julgamento de Bolsonaro de “vergonha internacional” e pediu o fim da “caça às bruxas” dirigida a ele.
Entenda mais sobre a disputa tarifária entre EUA e Brasil. Assista (1min47s).