Motta diz que isenção do Imposto de Renda pode ser votada nos próximos dias
Hugo Motta destaca a urgência da discussão sobre a isenção do Imposto de Renda para beneficiar brasileiros com rendimentos de até R$ 5.000. A proposta, que já conta com apoio unânime na comissão, ainda depende de definições sobre compensações antes de ser votada no plenário.
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestou expectativa de que o aumento da isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) seja votado em breve. Em entrevista à GloboNews, ele disse: "Nos próximos dias, esperamos que a medida possa ser apreciada no plenário".
A proposta em questão é o PL 1.087/2025, que isenta quem ganha até R$ 5.000. No entanto, o relator Arthur Lira (PP-AL) indicou que a votação na Câmara pode ocorrer apenas em dezembro.
Motta acredita que a aprovação unânime do relatório de Lira indica um ambiente favorável para essa matéria. Ele ressaltou: "Inclusive, a ministra Gleisi [Hoffmann] tem defendido essa pauta".
Arthur Lira mencionou que o prazo para votação pode variar entre setembro e dezembro, dependendo de Motta. Ele destacou a importância de um bom binômio entre texto e voto para a aprovação e observou que podem haver mudanças no texto antes da votação.
No último almoço com deputados da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo), Lira pediu apoio para um texto "mais retilíneo".