HOME FEEDBACK

Motta diz que isenção do Imposto de Renda pode ser votada nos próximos dias

Hugo Motta destaca a urgência da discussão sobre a isenção do Imposto de Renda para beneficiar brasileiros com rendimentos de até R$ 5.000. A proposta, que já conta com apoio unânime na comissão, ainda depende de definições sobre compensações antes de ser votada no plenário.

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestou expectativa de que o aumento da isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) seja votado em breve. Em entrevista à GloboNews, ele disse: "Nos próximos dias, esperamos que a medida possa ser apreciada no plenário".

A proposta em questão é o PL 1.087/2025, que isenta quem ganha até R$ 5.000. No entanto, o relator Arthur Lira (PP-AL) indicou que a votação na Câmara pode ocorrer apenas em dezembro.

Motta acredita que a aprovação unânime do relatório de Lira indica um ambiente favorável para essa matéria. Ele ressaltou: "Inclusive, a ministra Gleisi [Hoffmann] tem defendido essa pauta".

Arthur Lira mencionou que o prazo para votação pode variar entre setembro e dezembro, dependendo de Motta. Ele destacou a importância de um bom binômio entre texto e voto para a aprovação e observou que podem haver mudanças no texto antes da votação.

No último almoço com deputados da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo), Lira pediu apoio para um texto "mais retilíneo".

Leia mais em folha