Motta escolhe deputado do PL para relatar projeto que pode revogar alta do IOF
Deputado Coronel Chrisóstomo será responsável por relatar projeto que busca revogar decretos do governo Lula sobre o IOF. A manobra ocorre em meio a tensões políticas e desapontamentos na base governista.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, anunciou na quarta-feira (25) a escolha do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) como relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL). O objetivo é derrubar decretos do governo Lula que aumentaram o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A escolha foi feita horas antes da votação do texto em plenário. A inclusão do projeto surpreendeu a base governista, que esperava discutir o tema apenas após o recesso de São João.
A decisão de Motta para colocar o texto na pauta foi anunciada nas redes sociais, em resposta à pressão da oposição e do centrão, descontentes com a atuação da equipe econômica e o atraso no pagamento de emendas.
A proposta busca anular uma norma de Lula, editada em junho, que corrigia uma alta anterior do IOF, de maio. O relator deve apresentar uma nova versão para revogar todos os decretos relacionados.
A indicação de Chrisóstomo, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou reações negativas na base governista. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que não há espaço para diálogo sobre o tema: “Não tem espaço nenhum para qualquer tipo de diálogo”.
A votação acontece em um momento de fragilidade na articulação política do governo, especialmente após a derrota na votação da urgência do projeto, aprovada por 346 a 97 votos em 16 de junho.