Motta se encontra com Doria, políticos e empresários em SP
Jantar entre Doria e lideranças políticas ocorre em meio a tensões entre o governo e o Congresso. O encontro pode sinalizar novas alianças e estratégias diante do atual cenário político conturbado.
João Doria receberá o presidente da Câmara, Hugo Motta, nesta 2ª feira (1º.jul.2025), em um jantar reservado em sua mansão nos Jardins, São Paulo.
Participarão também o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD). Empresários e políticos próximos de Doria estão convidados. Os convites foram feitos há cerca de um mês.
A visita ocorre em meio a uma piora das relações entre o Planalto e o Congresso, após a edição da MP 1.303 de 2025, que aumentou tributos para compensar perdas de arrecadação.
Motta não pretende pautar a MP antes do recesso do Legislativo, que começa em 17 de julho, o que pode adiar a tramitação para agosto. Ele expressou irritação com o tratamento do governo ao Legislativo e foi alvo de ofensas nas redes sociais.
Em vídeo, Motta declarou: “Quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos.” Ele frisou que, sem a cessação dos ataques ao Legislativo, não haverá avanços na pauta econômica, mesmo que isso comprometa a arrecadação extra esperada.
O governo enfrenta o risco de judicialização da medida e desgaste político no Congresso. Doria e Lula não mantêm boas relações, especialmente devido a críticas feitas por Doria durante a prisão de Lula.
Em eventos de Doria, ministros do governo são instados a não comparecer, e a proximidade de Motta com Doria pode indicar uma independência em relação a Lula.