Motta vai reunir líderes a favor da anistia em 1º de abril
Líder do PL revela que a anistia já conta com o apoio de oito partidos e que o requerimento para votação com urgência será apresentado na próxima quinta-feira. O ex-presidente Jair Bolsonaro também está mobilizando apoio entre as siglas para garantir a aprovação da medida.
Presidente da Câmara, Hugo Motta, se reunirá com líderes de partidos a favor do projeto de anistia aos condenados do 8 de Janeiro na 3ª feira (1º.abr.2025).
A informação foi divulgada pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante, em uma reunião da bancada em 25.mar.
O projeto de lei já possui apoio de 8 partidos. A oposição busca o apoio do Solidariedade, que, apesar de apoiar a eleição de Lula, tem se distanciado criticamente.
Hugo Motta pretende ouvir os partidos para decidir sobre a discussão do projeto na reunião semanal de pauta das quintas-feiras.
Se confirmado, o PL apresentará um requerimento na 5ª feira (3.abr) para votação urgente do projeto, com expectativa de mais de 300 votos favoráveis no plenário.
Caso contrário, o PL planeja entrar em “obstrução” na Câmara.
Segundo Sóstenes, Motta está inclinado a votar a urgência, considerando o número de partidos apoiadores resultantes do trabalho de Bolsonaro.
O ex-presidente Bolsonaro fez contatos diretos com presidentes do PSDB e Podemos para garantir apoio ao requerimento de urgência.
A situação com o Republicanos também está resolvida, com suas lideranças confirmando apoio à anistia.