HOME FEEDBACK

Mourão critica Trump e defende que destino de Bolsonaro seja resolvido pelos brasileiros

Mourão critica interferência externa de Trump em julgamento de Bolsonaro e defende a resolução interna do caso. O senador ressalta a importância do diálogo diplomático para contornar a imposição de tarifas pelos EUA.

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou, nesta terça-feira (15), o uso de aumentos de tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.

Mourão declarou: "Não aceito que Trump venha meter o bedelho em um caso que é interno nosso", referindo-se ao processo contra Bolsonaro, durante uma audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O senador também considerou o julgamento contra Bolsonaro uma "injustiça", afirmando que cabe aos brasileiros resolver essa questão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Diferente de outros parlamentares ligados a Bolsonaro, que responsabilizam a diplomacia do governo Lula pelas tarifas, Mourão defendeu negociações do Executivo e do Itamaraty para reverter o "tarifaço". Ele acredita que a estratégia de Trump prejudica os EUA em um momento de reorganização da ordem mundial.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) também apoiou o diálogo com os EUA, afirmando que "não devemos alimentar tensões políticas". Ela destacou a importância da Lei da Reciprocidade, que permite ações contra tarifas unilaterais, mas ressaltou que deve ser um "último recurso" e que há espaço para negociações.

Leia mais em valoreconomico