HOME FEEDBACK

Mozart Júlio e Alberto Kleiman: saiba quem são os dois brasileiros que tiveram os vistos cassados pelos EUA

EUA revogam vistos de brasileiros envolvidos no programa "Mais Médicos". Medida é parte de ações contra supostos vínculos com trabalho forçado promovido pelo regime cubano.

Governo Trump revoga vistos de dois brasileiros

Na quarta-feira (13), o governo Donald Trump anunciou a revogação de vistos dos brasileiros:

  • Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde;
  • Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a medida foi justificada como resposta a desvios no programa “Mais Médicos”, criado no governo Dilma Rousseff.

Rubio descreveu o programa como um “golpe diplomático” que contribuiu para o trabalho forçado de médicos cubanos. Ele afirmou que o Departamento de Estado planeja revogar vistos de outros funcionários brasileiros envolvidos.

Mozart Sales, a primeira autoridade do governo Lula a sofrer a sanção, chamou a revogação de “injusta”, defendendo a importância do Mais Médicos para o sistema de saúde no Brasil.

Alberto Kleiman atuou em governos do PT e atualmente coordena a COP-30 na OTCA. Ele foi diretor na OPAS, que intermediava a contratação dos médicos cubanos.

Essa sanção gera preocupações de que outras autoridades, incluindo figuras de alto escalão, possam ser afetadas no contexto da política brasileira.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan