HOME FEEDBACK

MP com política nacional de data centers deve sair nesta semana, diz Haddad

Governo brasileiro se prepara para enviar proposta de desoneração para data centers com foco em investimentos no setor de tecnologia. Medida promete cortar impostos sobre equipamentos importados e integrar energia limpa na economia digital.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que o governo enviará ao Congresso uma proposta para a política nacional de data centers em forma de medida provisória (MP) ainda esta semana.

No evento em Palo Alto, Califórnia, Haddad destacou que a medida visa desonerar investimentos no setor e reduzir o Imposto de Importação sobre equipamentos não produzidos no Brasil.

Durante sua missão aos Estados Unidos, Haddad se encontrou com líderes de grandes empresas, incluindo:

  • Jensen Huang, CEO da Nvidia;
  • Brad Smith, presidente da Microsoft;
  • Representantes da Amazon.

Na Conferência Global do Milken Institute, ele mencionou a antecipação dos efeitos da reforma tributária para o setor de data centers, defendendo que os relatores legislativos estão alinhados sobre o tema.

O ministro também enfatizou a necessidade de que a economia digital no Brasil seja digital e verde, com uso de energia limpa e segurança cibernética.

Haddad citou a América do Sul como um local atrativo para investidores, garantindo segurança jurídica e política.

Ele destacou a melhoria na área de infraestrutura como um atrativo para investimento estrangeiro, com a expectativa de que a nova política possa liberar cerca de R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década.

Leia mais em folha