MP de desoneração de data centers sai nesta semana, diz Haddad
Haddad revela que medida provisória será divulgada esta semana para acelerar a reforma tributária e atrair investimentos em data centers. A nova política busca impulsionar até US$ 2 trilhões em aportes futuros no Brasil.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a medida provisória que antecipa os efeitos da reforma tributária e desonera data centers no Brasil deve ser divulgada ainda esta semana.
Durante um café da manhã com cerca de 40 executivos do Vale do Silício, na Califórnia, Haddad expôs a nova política nacional voltada para o setor, com o objetivo de atrair até US$ 2 trilhões em investimentos.
A MP contará com 3 eixos principais:
- Antecipação da reforma tributária para o setor de data centers;
- Não haverá guerra fiscal devido ao ICMS ainda não ter sido utilizado para atrair big techs;
- A expectativa de um sistema tributário *digitalizado* e eficiente até 2032.
Haddad afirmou que essa reforma fará do Brasil um dos melhores sistemas tributários do mundo, aproveitando a matriz energética renovável do país para diminuir as emissões de gás carbônico.
Além disso, o ministro se reuniu com executivos da Amazon e Microsoft, além de ter encontrado com a diretora-financeira do Google e o presidente-executivo da Nvidia desde sua chegada aos EUA.
No dia 7 de maio, Haddad fará uma reunião com brasileiros em empresas no México e com o secretário da Fazenda e Crédito Público do México, visando aprofundar as relações bilaterais. Ele retorna a Brasília no dia 8 de maio.
Com informações da Agência Brasil.