HOME FEEDBACK

MP e PM impedem plano do PCC para matar promotor em Campinas

Autoridades desmantelam plano do PCC para assassinar promotor em Campinas. Dois empresários foram presos por financiar a emboscada enquanto um dos líderes da facção está foragido na Bolívia.

MP-SP e PM impedem plano do PCC para assassinar o promotor Amauri Silveira Filho, em Campinas (SP).

A operação, realizada na sexta-feira (29.ago.2025), resultou na prisão dos empresários José Ricardo Ramos e Maurício Silveira Zambaldi, envolvidos no setor de transportes e comércio de veículos.

O plano foi orquestrado por Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Mijão”, membro da sintonia final do PCC, visando retaliar as investigações do promotor sobre tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Freitas Filho é considerado um dos criminosos mais procurados do Brasil e, segundo autoridades, está na Bolívia, onde controla a logística do tráfico.

Os empresários financiaram veículos e armamentos para a execução da emboscada. Um dos suspeitos foi preso no bairro Cambuí e o outro no condomínio Alphaville, ambos em Campinas.

O juiz Caio Ventosa Chaves expediu três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão durante a operação.

O MP-SP declarou seu apoio irrevogável ao promotor e reafirmou o compromisso de combater o crime organizado, garantindo que o promotor continuará firme em sua missão de defesa da ordem jurídica.

A nota destaca que o Ministério Público não recuará em suas atribuições constitucionais, assegurando a população paulista sobre a integridade do trabalho do GAECO.

Leia mais em poder360