HOME FEEDBACK

MPF conclui que Bolsonaro não teve intenção de importunar baleia

Ministério Público Federal arquiva inquérito por falta de provas sobre suposta importunação de baleia por Bolsonaro. Investigação conclui que não houve intenção comprovada do ex-presidente em incomodar o animal.

MPF conclui inquérito sobre Jair Bolsonaro e baleia jubarte

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante passeio de jet ski em São Sebastião, SP.

A procuradora Maria Rezenda Capucci afirmou que, apesar de Bolsonaro não respeitar o distanciamento mínimo, não foi comprovada a intenção de incomodar o animal.

“Esta intenção, ainda que possa ter existido, não foi suficientemente demonstrada”, disse a procuradora.

A Polícia Federal (PF) também não indiciou Bolsonaro com base nos mesmos documentos.

O advogado do ex-presidente, Paulo Amador da Cunha Bueno, criticou a investigação como “absurda” e que mobilizou a máquina pública sem repercussão jurídica.

Bolsonaro reconheceu ter cruzado com a baleia, mas destacou que tomou cuidados para não atrapalhar o animal e afirmou que seu jet ski estava em ponto morto.

Adicionalmente, o ex-presidente foi multado pelo Ibama, e o MPF ampliou a fiscalização do turismo de observação de baleias na região.

Leia mais em infomoney