Multidão vai às ruas em Istambul para pedir libertação de líder da oposição turca
Centenas de milhares se mobilizam em Istambul em apoio a Imamoglu, ignorando repressão policial. A manifestação destaca a luta pela democracia e liberdade na Turquia, com chamadas constantes contra o governo de Erdogan.
Protestos em Istambul reuniram centenas de milhares contra a prisão de Ekrem Imamoglu, prefeito e opositor de Recep Tayyip Erdogan.
A manifestação ocorreu no lado asiático da cidade, organizada pelo Partido Republicano do Povo (CHP). O CHP estima cerca de 2,2 milhões de participantes, incluindo familiares de Imamoglu.
Balsas fretadas transportaram os manifestantes, que carregavam bandeiras turcas e retratos de Mustafa Kemal Atatürk. A jovem Melis Basak Ergun afirmou que o povo não se intimidará pela violência. “Somos nós, o povo, que escolhemos nossos governantes”, disse.
Em mensagem lida por Özgür Özel, Imamoglu enfatizou a importância do apoio dos jovens, destacando que a luta é pela justiça, democracia e liberdade.
Imamoglu foi preso em 19 de março, gerando protestos em todo o país, mesmo com proibições das autoridades. Özel anunciou que os protestos continuarão, apesar da repressão. Desde o início, mais de 2.000 pessoas foram detidas, incluindo 511 estudantes recentemente.
A repressão também afetou a imprensa; o jornalista sueco Joakim Medin foi preso. Repórteres Sem Fronteiras expressou preocupação e pediu sua libertação.
Este sábado marca o início do feriado Eid al-Fitr, reduzindo a participação popular devido a viagens.
*Com informações da AFP*