HOME FEEDBACK

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva realiza visitas a importantes pontos históricos na Rússia antes da chegada de Lula. A viagem, no entanto, está sob contestação judicial por supostos gastos excessivos aos cofres públicos.

Visita da Primeira-Dama à Rússia

Durante uma semana, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, visitou pontos icônicos como o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, e a Catedral do Sangue Derramado.

Ela chegou quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e começou sua agenda no dia 2, com visitas a locais históricos em Moscou e a São Petersburgo, onde se encontrou com professores e alunos da Universidade Estatal de São Petersburgo.

No local, Janja destacou a importância de ensinar português e mostrar o Brasil real aos russos. Ela assistiu ainda ao ballet "Lago dos Cisnes", no Teatro Marinsky.

Após a chegada de Lula, no dia 7, Janja acompanhou todas as atividades oficiais, incluindo jantares com o presidente russo, Vladimir Putin.

Ação Judicial

A viagem de Janja foi contestada por uma ação judicial no Distrito Federal, movida pelo vereador Guilherme Kilter e o advogado Jeffrey Chiquini, que questiona a legalidade e os custos da visita, alegando gastos excessivos para os cofres públicos.

A ação solicita a suspensão de pagamentos e a apresentação, em até 15 dias, de documentos administrativos referentes a outras viagens internacionais de Janja. Entre elas, as programadas para Nova York, Roma, Paris, Moscou e São Petersburgo em 2025.

Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou normas de publicidade e transparência sobre os gastos de viagens da primeira-dama, exigindo que sua agenda e despesas sejam divulgadas no portal da transparência.

Leia mais em exame