HOME FEEDBACK

Museu Nacional da República tem mostra sensorial com quadros táteis

Exposição sensorial no Museu Nacional busca promover a inclusão social e refletir sobre a acessibilidade urbana. Com entrada gratuita, a mostra apresenta obras que conectam arte e vivências de pessoas com deficiência visual.

Exposição “Sob os pés do mundo” é inaugurada em Brasília

No dia 5 de agosto de 2025, o Museu Nacional da República abriu a exposição sob os pés do mundo, que traz 17 quadros táteis inspirados nas calçadas e espaços públicos do Distrito Federal.

A mostra, que fica em cartaz até 7 de setembro, é gratuita e ocorre na Galeria 2 do museu. Faz parte do projeto “Arte no Espaço Público x Arte como Espaço Público: Arte e Inclusão Social” e do FMF (Festival Mês da Fotografia).

De acordo com a diretora do museu, Fran Favero, a exposição oferece uma experiência única através do toque, permitindo uma imersão nas calçadas urbanas. Favero destaca a identificação e o senso de pertencimento proporcionados pela mostra.

Idealizado pelo artista Flavio Marzadro, o projeto utiliza técnicas como os decalques táteis em base siliconada para criar obras sensoriais. A intenção é promover reflexões sobre acessibilidade, pertencimento e direito à cidade.

As obras incluem superfícies comuns, como pedras portuguesas, azulejos e pisos táteis, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Com informações da Agência Brasília.

Leia mais em poder360