Musk acusa Apple de privilegiar OpenAI, do ChatGPT, e diz que vai à Justiça contra empresa
Elon Musk acusa a Apple de favorecer a OpenAI em detrimento de outras empresas de IA, apontando para possíveis violações antitruste. O bilionário anuncia que sua empresa xAI tomará medidas legais contra a gigante da tecnologia.
Elon Musk, o homem mais rico do mundo, criticou a Apple em sua rede social X por favorecer a OpenAI, criadora do ChatGPT, na App Store.
Musk alega que essa prática torna impossível para empresas, além da OpenAI, alcançarem o topo do ranking da loja, caracterizando uma violação das leis antitruste.
Em suas palavras:
"A Apple está agindo de uma forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, chegar ao primeiro lugar na App Store."
A xAI Holdings, criada por Musk, abriga a equipe de inteligência artificial do Grok, chatbot que compete com o ChatGPT.
Musk questionou se a Apple estaria “fazendo política” ao não reconhecer seus produtos. A Apple não comentou.
A Apple e a OpenAI têm uma parceria em torno de recursos de IA nos novos modelos de iPhone. O ChatGPT é o aplicativo gratuito mais baixado para iPhone nos EUA, enquanto o Grok ocupa a quinta posição.
Altman, CEO da OpenAI, respondeu desviando o foco para como Musk administra a rede X, sugerindo manipulação para interesses pessoais, e reafirmou que a OpenAI continuará a focar na criação de ótimos produtos.